segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Oficina para "focas" encerra as comemorações pelos sete anos do Desde

Uso de blogs como experimento para a prática jornalística é o tema da oficina que será realizada na Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Oficina para "focas" promovida pelo Desde. Imagem: divulgação

Por Raulino Júnior 

O Desde encerra as comemorações pelos seus sete anos em atividade compartilhando um pouco da própria experiência na blogosfera. No dia 27 de janeiro, das 9h às 11h, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris), em Salvador, Raulino Júnior, jornalista e editor do blog, vai ministrar a oficina Uso de blogs por "focas" como experimento para a prática jornalística. O objetivo da oficina é estimular estudantes de Jornalismo e profissionais que estão no início da carreira a criar blogs para servir como portfólio, bem como mostrar como o uso da ferramenta pode ser fundamental para quem está começando. Com a plataforma, o foca pode experimentar todos os gêneros jornalísticos (entrevistas, crônicas, reportagens, resenhas etc.) e, dessa forma, mostrar o seu trabalho em possíveis seleções da área, além de ter mais liberdade para escolher as pautas e direcionar as produções. 

"Foca" é um termo utilizado entre os jornalistas para se referir a estudantes de Jornalismo ou a quem está no início da carreira. No livro Manual do Foca: guia de sobrevivência para jornalistas, a jornalista e professora da Universidade de Brasília (UnB), Thaïs de Mendonça Jorge, afirma: "Foca é o jornalista novato, bisonho - ou seja, não experimentado -, aquele que ainda pensa em fazer um curso de Jornalismo ou o jovem quem está caminhando para essa profissão", p.13. Citando Carlos Alberto Nóbrega da Cunha, a autora diz ainda que "foca nos Estados Unidos é cub, que em inglês significa filhote. A palavra cub também designa os escoteiros novatos, os lobinhos", p. 13.

Inscrições

A oficina é gratuita, com direito a certificado. Para participar, basta enviar e-mail para viva.bpeb@fpc.ba.gov.br e solicitar a inscrição. As vagas são limitadas. Durante a atividade, os participantes terão informações sobre a origem dos blogs e suas principais características, o uso eficaz de blog no jornalismo, importância do uso das tags nos posts e produção multimídia. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Desde que eu me entendo por gente

Design by Josymar Alves