sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Para comemorar seis anos em atividade, Desde aposta em série de entrevistas com pessoas que fazem Salvador acontecer

Blog completou seis anos no dia 1º de janeiro de 2017
Desde: seis anos de experimentação de gêneros jornalísticos
Por Raulino Júnior

O Desde que eu me entendo por gente, blog de experimentação de gêneros jornalísticos com viés cultural, está comemorando seis anos em atividade. Desde 1º de janeiro de 2011, você encontra neste espaço um pouco de reflexão e de análise do cotidiano, com ênfase nos nossos costumes, identidades e formas de estar no mundo. A caminhada não foi nem é fácil, mas o prazer de informar suplanta quaisquer adversidades.

No ano passado, o blog se consolidou como uma plataforma de difusão de conteúdos culturais. Teve crônica falando sobre a falsidade das relações humanas ("O serto é ser falço?"), artigo discutindo a nossa velha cultura do golpe, resenhas de peças teatrais, indicação de livro que discute a história dos negros no Brasil e entrevista, em vídeo, que teve como mote a literatura de cordel. Diversos assuntos figuraram por aqui, com abordagem crítica e respeitando a identidade do Desde. Tal identidade tem como base a responsabilidade de informar, com profissionalismo e respeito ao ser humano.


Anúncios publicitários chamam a atenção para a data comemorativa e criticam algumas práticas do jornalismo

O que vale a pena, passa por aqui. Por isso, quem acompanha e conhece o blog, percebeu o tom irônico dos anúncios publicitários que foram veiculados nos últimos dias, a fim de chamar a atenção para a data comemorativa. Um deles dizia o seguinte: Para comemorar 6 anos no ar, blog "Desde" lança seção #DigoNada, que vai falar sobre a vida dos ANÔNIMOS. Ora! Imagina monitorar a vida alheia, acompanhando postagens feitas nas redes sociais da internet? O Desde não perde tempo com essas coisas. É uma pena constatar que muitos veículos de mídia preenchem os seus espaços com isso. O outro anúncio, que, de certa forma, complementava o que foi citado anteriormente, fazia uma crítica às práticas jornalísticas que não contribuem para nada nem levam em consideração a função social do jornalismo: Para comemorar 6 anos no ar, blog "Desde" lança coluna #Disparate, um olhar sobre as atuais práticas do JORNALISMO. O próprio nome da coluna já carregava o sarcasmo. "Disparate" significa, entre outras coisas, asneira, bobagem, tolice. É isso. #DigoNada.

E as comemorações?!


Sem Edição: seção de conteúdo audiovisual será a base das comemorações pelos seis anos do Desde

Como é tempo de comemorar, o Desde vai fazer isso com muito entusiasmo. Nos próximos domingos, publicaremos entrevistas com pessoas que fazem Salvador acontecer. Homens e mulheres que dão a sua contribuição para a nossa cultura. Como a seção Sem Edição teve uma resposta muito boa por parte de quem acompanhou o blog em 2015 e 2016, a comemoração pelos seis anos se dará através dela. A primeira entrevista será publicada no dia 8 de janeiro. Com quem será?! Vamos manter o mistério até domingo. Aguarde. Uma coisa é certa: em 2017, vamos discutir o que importa. Sempre! Vida longa ao Desde! Sigamos.

Raulino Júnior
Professor, compositor, jornalista, produtor cultural e editor do Desde.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Desde que eu me entendo por gente

Design by Josymar Alves