terça-feira, 2 de junho de 2015

Oficina de Butoh na Escola de Belas Artes da UFBA

 Por Raulino Júnior

Já ouviu falar em butoh? Se sim, ótimo; se não, tem uma boa oportunidade para saber do que se trata: a Oficina de Butoh com Calé Miranda: dançando com o espírito ancestral. A atividade, que é dirigida a atores, dançarinos e interessados, vai acontecer de 15 a 19 de junho, das 18h às 22h, em Salvador. A maior parte das aulas será na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. No dia 19, todo mundo vai dançar na área verde da Escola de Dança, dessa mesma instituição.

Butoh é uma dança-teatro de origem japonesa que se caracteriza por ser bastante performática. De acordo com estudiosos, os movimentos da dança são resultado de uma ação interior, que é fundamental para a técnica. Em 2012, ao estrear , o Bando de Teatro Olodum se debruçou nos conhecimentos de butoh para montar o espetáculo. Para Cláudio Antônio, aluno da pós-graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro da UFBA e um dos organizadores da oficina, o butoh "é uma expressão que vem modificando a maneira de se pensar e fazer dança nos dias atuais. Sua proposta é a busca da expressividade individual de cada artista". A justificativa de trazer a arte para solo baiano é convincente: "A Bahia sempre foi polo de difusão e formação em dança, com a primeira escola de nível superior. Além de ter grupos e artistas que produzem, fazem dança contemporânea e se interessam pela linguagem", eslcarece.

A oficina terá um total de 20h e dará certificado ao participante. O valor do investimento é de R$ 150, para estudantes; e R$ 200, para profissionais. Pesado? Claúdio explica: "O artista [Calé Miranda] vem por conta própria, sem nenhum patrocínio. O valor da oficina é seu pró-labore e servirá também para pagar as despesas com a produção". Para se inscrever, os interessados devem acessar www.ebaextensaobutoh.wix.com/extensao-butoh. Se quiser esclarecer algumas dúvidas sobre a inscrição, envie e-mail para ebaextensaobutoh@gmail.com. São apenas 20 vagas! Corre!


Quem é Calé Miranda

Calé Miranda. Foto: Marco Netto
  
Calé Miranda nasceu no Rio de Janeiro, é diretor de teatro e pesquisador das relações da dança butoh com a mitologia afro-brasileira. Integra o grupo Cia. da Ação!, do qual é diretor artístico.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado pela interação, mas o curso já aconteceu. Grande abraço!

      Excluir

Copyright © Desde que eu me entendo por gente

Design by Josymar Alves