domingo, 17 de maio de 2015

E se a gente vivesse numa caixa?


Foto: Raulino Júnior


É, certamente, essa indagação do título que vem à cabeça de quem visita a exposição fotográfica 1x1, que pode ser vista de graça no Foyer do Teatro Castro Alves (TCA), até o dia 24 de maio, das 12h às 18h. Quem provoca tal reflexão são os artistas Saulo Kainuma (autor das fotos) e Belmiro Neto (autor das interferências gráficas). Eles colocaram 35 pessoas (cada uma de uma vez, é óbvio!) dentro de um espaço de um metro de altura por um de largura a fim de discutir  "a carência e escassez de espaço físico nas grandes cidades e tudo o que isso pode acarretar em nosso cotidiano", como afirma o texto presente na orelha do catálogo oficial. Entre os convidados, os jornalistas Casemiro Neto, Rita Batista e Nadja Vladi; os atores Jackson Costa, Carlos Betão e Marcelo Prado; e os diretores de teatro e dramaturgos Fernando Guerreiro, Aninha Franco e Gil Vicente Tavares.

Ana Lúcia Ferreira: "Encaixotado, cada um mostra um pouco de si". Foto: Raulino Júnior

 Para a publicitária e revisora de textos Ana Lúcia Pereira, de 62 anos, a exposição se destaca pela criatividade. "A exposição é muito criativa, principalmente pelo fato de colocar cada um encaixotado. Cada pessoa mostra um pouco de si nessa composição".  Ana, que é amiga dos dois artistas, participou de uma exposição feita pela dupla há 12 anos, intitulada Alma Nua.

Belmiro Neto (à esquerda) e Saulo Kainuma: os autores da obra. Foto: divulgação.

Numa entrevista feita pelo Facebook, o publicitário e designer Belmiro Neto, 53 anos, revelou ao Desde que fez as interferências gráficas pensando na personalidade de cada um dos fotografados. "Mas, claro, que foi uma interpretação muito subjetiva", fez questão de ressaltar. E se ele tivesse que viver numa caixa, o que priorizaria fazer? "Eu priorizaria o CONFORTO [ele escreveu assim, em caixa alta] e, depois de confortavelmente estabelecido, pensaria nas outras coisas que teria que fazer". Já para o gaúcho Saulo Kainuma, de 62 anos, que também concedeu entrevista pelo Facebook, as prioridades seriam outras. "Minha prioridade seria ter algo que me desse algum prazer para fazer. Talvez, ler, escutar música, ver um bom filme; pois, pelo menos hoje, temos monitores extremamente finos [risos]".

De acordo com Saulo, o conceito da exposição tinha sido pensado há algum tempo. "Nossa ideia era captar as reações das pessoas confinadas a um espaço limitado, fazendo uma analogia aos espaços extremamente exíguos que as pessoas atualmente vivem, a despeito da grande extensão territorial de nosso país. Espaços tão apertados que, muitas vezes, não comportam uma cama um pouco maior. Nossa surpresa foi grande, pois as reações foram bastantes diversas e não definimos nenhuma regra que os retratados deveriam fazer. A única recomendação era fazer exatamente o que eles quisessem fazer". Para você que está lendo esta matéria, segue abaixo um aperitivo da exposição. Obviamente, nada substitui a experiência presencial. Então, saia da caixa e vá conferir!


||Galeria||


1. Maria Angélica Andrade



2. Victor Mascarenhas


3. Eugênio Afonso

4. Nadja Vladi


5. Gil Vicente Tavares

6. Marcio Mello

7. Thiala Duarte

8. Marlon Gama

9. Carlos Sarno

10. Rita Assemany

11. Carlos Betão

12. Karina Pinkus

13. Sfat Auermann

14. Gustavo Batinga e Rodrigo Batinga

15. Lut Cerqueira

16. Tânia Pessanha

17. Vadinha Moura

18. Cau Gomez
  
19. Eliana Pedroso

20. Jackson Costa

21. Fatinha Santos e Rogério Lot

22. Fernando Guerreiro

23. Valéria Kaveski

24. Marcelo Praddo

25. Leo Cavalcanti

26. Aninha Franco

27. Jacqueline Rocha

28. Lúcia de Fátima

29. Eliane Pinho

30. Amélia Duarte

31. Casemiro Neto

32. João Telles

33. Karina Terso

34. Rita Batista

35. Thais Bandeira

* * * * *

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Desde que eu me entendo por gente

Design by Josymar Alves