domingo, 18 de janeiro de 2015

Novo DESDE sempre

Comemorando quatro anos no ar, Desde traz novidades para os leitores

O novo Desde: seções foram incorporadas ao blogue. Foto: captura de tela feita por Josymar Alves, em 18 de dezembro de 2014


 O blogue Desde que eu me entendo por gente completou quatro anos em atividade, no dia 1º de janeiro. Para comemorar, inicia 2015 cheio de novidades. Uma delas é bastante evidente e foi implementada em dezembro do ano passado: o novo visual da página. As mudanças foram feitas pelo web designer Josymar Alves. Josymar estuda Sistemas de Informação na Faculdade Dom Pedro II e tem vasta experiência com produção gráfica para a Web. Em 2014, foi um dos convidados da série Perfis do Desde. Com a alteração do layout, uma foto do autor do blogue foi incorporada ao cabeçalho. Tal registro é de autoria de Peterson Azevedo, premiado fotógrafo e professor de geografia da rede estadual de ensino. Peterson também participou da série de perfis do Desde. Aos dois, os nossos sinceros agradecimentos.

Seções inéditas

Para fortalecer ainda mais o viés de jornalismo cultural presente no Desde, cinco seções inéditas foram incorporadas ao blogue. Nesse sentido, ampliam-se também as possibilidades de experimentar os gêneros jornalísticos, que é uma tônica no trabalho feito pelo jornalista Raulino Júnior, criador da página.

As seções brincam com a língua portuguesa e algumas delas fazem referência ao nome do blogue. A Desde Já é a seção de crônicas do Desde. "Desde já" é uma locução que nos remete ao momento presente. E, como o tempo da crônica é o presente, não teria nome mais adequado para batizar a seção. DESDEnhas é o espaço de resenhas do blogue. Embora o nome nos remeta a algo negativo, que é o ato de desdenhar, o objetivo da seção não é o de desprezar nada nem ninguém. A escolha se deu, unicamente, pelo trocadilho que acabou surgindo entre a palavra "desdenha" e o nome do blogue: Desde + resenhas = DESDEnhas. Simples assim. Desde Então é a seção que visa analisar alguns produtos que fizeram parte do mercado cultural do Brasil. "Desde então" é uma locução que nos remete a algo passado. Por isso, a escolha do nome. RauLendo é a seção que tem como objetivo estimular a prática da leitura. Sendo assim, todos os livros que o autor do blogue estiver lendo serão divulgados no espaço. Além de indicar a referência bibliográfica, a RauLendo vai trazer breves comentários sobre as obras. É possível que um livro que esteja nela sirva de mote para uma resenha da DESDEnhas. O nome da seção, obviamente, é um trocadilho com o nome do jornalista Raulino. A última e a mais desafiadora das seções é a Sem Edição, de audiovisual. A ideia é fazer reportagens, coberturas e enquetes sem editar nada daquilo que for gravado. Todo o material será publicado. O grande desafio é aprender a lidar com as imperfeições e produzir um conteúdo que não vai ser lapidado ao gosto do repórter. Como dizem por aí, fica a dica.

Desde 2015: novo desde sempre!

Sigamos.


Credencial e cartões de visita: é o Desde mais profissional. Foto: Raulino Júnior















Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. E DESDE(já), parabenizo pela criatividade e atitude. Show seu blog! Aqui uma seguidora #DESDEUMTEMPO...Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Sandra! Isso é importante. Valeu mesmo! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Copyright © Desde que eu me entendo por gente

Design by Josymar Alves