segunda-feira, 31 de março de 2014

Qual é o seu perfil?

Definir uma pessoa através de suas características. Mostrar como ela pensa, no que acredita e quais são as suas predileções. Descobrir o que a faz sair do sério, o que gosta de comer e qual livro está lendo. Saber um pouco de sua vida, lembrar de bons momentos e contar muitas histórias. Tudo isso é ingrediente e deve fazer parte de um perfil jornalístico. Em abril, o blogue Desde que eu me entendo por gente estreia a série especial Perfis do Desde, cujo principal objetivo é o de revelar, através de textos, a personalidade e peculiaridades de algumas pessoas.

Imagem copiada
do site www.casasbahia.com.br.
O livro Perfis e como escrevê-los, de Sergio Vilas-Boas, lançado em 2003 pela Summus Editorial, é uma boa referência para quem quer se enveredar no gênero. No 1º parágrafo do capítulo 1, Feições de um perfil jornalístico, Sergio esclarece: “Diferentemente das biografias em livro, em que os autores têm de enfrentar os pormenores da história do biografado, os perfis podem focalizar apenas alguns momentos da vida da pessoa. É uma narrativa curta tanto na extensão (tamanho do texto) quanto no tempo de validade de algumas informações e interpretações do repórter”, p. 13. 

Como se vê, o perfil é um gênero jornalístico em que não há tanta rigidez na estrutura textual. Ele dá liberdade ao autor. A inspiração para escrevê-lo é a única regra exigida. Obviamente que, nem precisaria citar, a pesquisa sobre o personagem do perfil deve fazer parte de todo o processo de construção do texto. A pesquisa é (ou deveria ser) a base de toda e qualquer prática jornalística. E, como mais uma vez Sergio alerta, “o retrato da pessoa precisa ser construído de modo que as questões interessem tanto ao leitor quanto ao próprio personagem em foco”, p. 20-21.

O desafio está lançado! Um Desde totalmente reformulado, mais dinâmico e atraente está prestes a chegar. Na série Perfis do Desde, artistas, educadores e esportistas vão mostrar como são e por que são. Desde sempre!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Desde que eu me entendo por gente

Design by Josymar Alves