segunda-feira, 10 de junho de 2013

O nosso idioma e a sua diversidade


O Brasil é um país que tem como característica principal a miscigenação. Por aqui, a mistura de povos, de costumes e de sotaques é muito evidente. Isso se reflete também no idioma oficial, a língua portuguesa.  O português brasileiro, nem o português de nenhum outro país em que o idioma é a língua oficial, não é uma unidade; igual em todas as regiões.  Há diferenças que são ocasionadas por aspectos geográficos, sociais e, até mesmo, por causa da faixa etária e do gênero. Isso é importante porque mostra o dinamismo e a riqueza da nossa língua portuguesa.
Você, certamente, já ouviu falar em diversidade linguística. Pois é, ela se configura por haver diferentes formas de falar uma mesma língua. A linguagem de um morador da zona rural difere um pouco da linguagem de um habitante da zona urbana, e não há nada de errado nisso. A fala do morador da zona urbana não é melhor nem pior que a do morador da zona rural. Assim como devemos respeitar as pessoas que são diferentes e que têm preferências por coisas que não correspondem com os nossos gostos, temos que agir da mesma forma com aquelas que carregam uma variante linguística que não predomina na comunidade na qual estamos inseridos.
Em dezembro de 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto que instituiu o Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL). O Inventário tem como objetivo identificar, documentar, reconhecer e valorizar as outras línguas que habitam no território nacional, como as de origem indígena e africana. A iniciativa também é mais um material disponível para alunos e professores interessados no estudo de língua portuguesa e de seus dialetos.
Na internet, é possível encontrar muitos materiais, como vídeos e artigos, que ajudam a ampliar os conhecimentos acerca da diversidade linguística. A língua portuguesa é um patrimônio de todos os brasileiros. Para conhecer melhor essa linguagem, basta utilizá-la. Falada, escrita ou gesticulada, a língua carrega peculiaridades que contribuem para que ela se mantenha viva a todo o tempo.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Desde que eu me entendo por gente

Design by Josymar Alves