domingo, 2 de janeiro de 2011

2011 É AFRO!

IDa Internet

O ano de 2011 nem bem começou e já tem todos os predicados para entrar na história. Dois acontecimentos recentes atestam isso: o primeiro, a posse de Dilma Roussef como presidenta (é assim que ela prefere ser chamada) do Brasil. Além de ser a primeira mulher a presidir o país, Dilma também é a primeira figura feminina, entre os países que têm o português como idioma oficial, a liderar uma nação. O segundo, é a escolha de 2011, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Ano Internacional dos Afrodescendentes.

A decisão da Assembleia Geral da ONU de declarar 2011 como Ano Internacional dos Afrodescendentes vem responder a um anseio dos movimentos negros espalhados pelo mundo, pois, com tal atitude, as discussões acerca dos direitos da população de origem africana vão ficar mais evidentes e farão parte da agenda dos chefes de estado. Sendo assim , a luta por uma verdadeira democracia racial ganha reforço significativo neste novo ano.

O Brasil, país predominantemente composto por afrodescendentes, vai concentrar suas ações em três aspectos para promover a escolha da ONU: o primeiro deles, será o de garantir os direitos da população negra; o segundo, o de integrar amplamente os negros na sociedade e, por último, difundir a herança cultural dos negros de forma mais intensa.

O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que essa atenção destinada aos afrodescendentes se justifica porque as pessoas desse grupo étnico são as principais vítimas do racismo. Nesse sentido, o fato de 2011 ser o Ano Internacional dos Afrodescendentes já é um grande auxílio para estimular o debate e pensar nas possíveis soluções para que o problema deixe de existir.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

5 comentários:

  1. é isso ai raulino eu desde que me entendo por gente aprendi que carater é algo que ou se tem ou não se tem vç que é um cara de muito carater terá muito o que comemorar e no que depender de mim seu blog sera sempre visitado e crescerá para difundirmos a força da nossa raça!!!
    nnnnnneeeeeeeeggggggrrrrrrrrrrrroooooooooooooosssssssssss unidos

    ResponderExcluir
  2. Parabens Raulino pelo blog.
    2011 será então o ano das políticas afirmativas, onde a questão das mulheres e dos afrodescendentes estarão em evidência.
    Vamos avançar na ampliação da democracia, da igualdade e da justiça em nosso país e entre os povos.

    ResponderExcluir
  3. Rau!!!
    Você sempre com boas iniciativas e novidades hein? rsrs
    É muito interessante obter informação de qualidade e revelante. E o seu blogue concerteza deve trazer muita coisa boa pra gente.
    Que em 2011 muitos outros sonhos tornem-se realidade em sua vida.
    bjs e abraços como carinho,
    Paty

    ResponderExcluir
  4. Desde que me entendo por gente passei a acreditar que pequenas pessoas e suas pequenas ações revolucionariam o mundo, não com armas de fogo e nem com autoritarismos, mas apenas, com o poder transformador das palavras, e serão com estas "armas" que nosso ilustrissimo amigo Rauli irá nos presentear com seus posts a cada instante, transformando e revolucionando vários mundos tal como já fizera com o meu.

    Sucessos meu irmão!!!

    Forte abraço.

    Leo Souza

    ResponderExcluir
  5. Desde que eu me entendo por gente esse mocinho é espevitado...olhe onde ele veio parar!!
    Conheço poucas pessoas com tantos talentos e habilidades... Jr é um fenômeno!!!Abço e longa vida a seu "Aiyê virtual". rs =)
    Qto à escolha da Onu, espero [e como espero]q este seja um ano de inquietude, de insubordinação e de levante das nações negras do globo!
    Parafraseando: Povo Negro do Mundo, Uni-vos!
    [Afinal, se fossem pretos Marx e Engels teriam escrito assim...rs]
    êa!

    ResponderExcluir

Copyright © Desde que eu me entendo por gente

Design by Josymar Alves